Cadastre-se e receba ATUALIZAÇÕES EXCLUSIVAS sobre o que ESTÁ FUNCIONANDO na consultoria ambiental. 

3 habilidades fundamentais da consultoria ambiental que não se aprendem em escola

Em 18/09/2016 , Comments
 

Todo mundo que deseja empreender na consultoria ambiental sabe que precisa dominar uma série de habilidades técnicas para prosperar. Mas, poucas pessoas sabem que as 3 habilidades mais importantes não são aprendidas na escola. Neste post eu vou descrever pra você quais são essas 3 habilidades sem as quais sua vida não anda pra frente mesmo que você seja um super especialista.

 

Habilidade # 1 - Desenvolver ofertas

Sem a habilidade de entender os problemas de um determinado nicho de mercado e produzir uma oferta tentadora aos seus potenciais clientes, você nunca conseguirá arranjar trabalho como consultor. Não adianta ter 3 doutorados em zoologia de invertebrados se, por exemplo, o mercado está precisando de consultores que entendem de legislação ambiental e sejam capazes de produzir laudos técnico-jurídicos para embasar defesas e recursos administrativos. É preciso ter essa flexibilidade de entender o que o mercado quer, e a melhor escola sem dúvida alguma é o balcão do órgão ambiental. Experimente dar um pulinho no órgão ambiental num dia de atendimento ao público para sentir na pele o que estou falando. Uma vez detectado um nicho onde suas habilidades técnicas se encaixam, é preciso produzir uma oferta irresistível para que seus clientes implorarem para comprar de você - e para isso é preciso ter uma boa solução para o problema dele, com um preço compatível com o valor que você vai entregar com a solução, com boas condições e boas garantias. Assim, o seu primeiro passo foi dado.

 

Habilidade # 2 - Lotar sua agenda

A habilidade de lotar a agenda é uma roda já inventada. Você não precisa ficar perdendo tempo imaginando que não existem oportunidades e batendo de porta em porta implorando para encontrar trabalho. Os clientes que precisam dos seus serviços (lembre-se, você precisa ter algo útil e específico a oferecer) hoje estão quase que 100% na internet. Sabendo direitinho o que você tem a oferecer, fica fácil encontrar quem está precisando, através do marketing digital. Se você começar a divulgar conteúdo de qualidade sobre o seu trabalho na internet, com consistência (ou seja, mantendo uma rotina), e direcionando este conteúdo para as pessoas certas através das ferramentas certas (ex: Facebook Ads, Google Adwords), pronto, o segundo passo foi dado e as pessoas vão começar a te ligar.

 

Habilidade # 3 - Negociar e fechar negócios

A habilidade de vender, ou seja, negociar e fechar negócios, é, na minha opinião, uma das habilidades mais divertidas. Primeiro porque você acaba conhecendo o cliente e o valor que ele está dando para o problema dele, e segundo, você consegue saber quanto pode cobrar e ganhar para ajudá-lo. Não estou aqui pregando nenhuma forma de enganar ninguém, o propósito da consultoria é sempre ajudar e dependendo no nível de responsabilidade que o consultor for assumir é preciso SIM ser remunerado à altura dessa responsabilidade. Com algumas técnicas básicas de negociação na ponta da língua, e um roteiro de vendas, dependendo do nível de experiência é possível até fechar negócios por telefone. Agora sim, você tem um negócio de consultoria ambiental rodando.

 

Próximo passo: começar

Como foi possível observar, essas 3 habilidades descritas acima não são ensinadas em escolas porém não são bichos de sete cabeças. Claro, é preciso querer e começar a praticar. Se você não começar e não tentar, nunca vai saber se vai dar certo. Então, mãos à obra!

Eu quero encerrar este post te fazendo uma pergunta: este texto te ajudou a abrir os olhos de alguma forma, ou se está te ajudando a andar pra frente nesse seu sonho de seguir na consultoria ambiental? Use o espaço de comentários abaixo e vamos trocar umas ideias! Muito obrigado e vem comigo pro #LadoVerdedaForça!

# Você sabia que uma das maiores dificuldades dos consultores ambientais é saber como calcular com exatidão o preço de venda de seus serviços e empacotá-los em um formato de proposta técnica MATADORA, capaz de deixar os clientes de queixo caído e ainda por cima loucos para te contratar independependentemente do valor cobrado? Então aproveite e conheça  programa do nosso treinamento Orçamentos e Propostas Matadoras com 4 bônus exclusivos (o bônus n#3 é o que as pessoas mais gostam!). Clique AGORA nesse link: http://www.universidadedafloresta.com.br/produtos/orcamentos-e-propostas-tecnicas-matadoras