A melhor estratégia para começar na Consultoria Ambiental com o pé direito

Dar o primeiro passo no sentido de empreender normalmente é um assunto que causa calafrios aos iniciantes. Neste post eu pretendo quebrar um pouco esse tabu, provando que dar o primeiro passo não precisa ser um bicho de sete cabeças – você só precisa de um pouco de clareza sobre você mesmo.

Por onde começar na consultoria ambiental?

Conseguir a resposta para essa pergunta depende que você tenha clareza sobre um ponto chave crucial: o que te faz feliz. Ter essa clareza é fundamental não só para que você consiga se posicionar profissionalmente, entendendo como você vai se inserir no mercado, mas para que também você se sinta ao mesmo tempo útil, motivado e feliz – independentemente das pedras que a vida lhe colocar no caminho.

Vamos então falar um pouco a respeito de uma estratégia para você conseguir atingir esse nível de compreensão.

Conhecendo o seu propósito de vida

Em primeiro lugar, é necessário que você saiba o qual é o seu propósito de vida – ou seja, a sua razão de existir, a missão da sua alma, ou o seu grande “porquê”. Quando você sabe exatamente o que você ama e gosta de fazer, fica muito mais fácil e claro perseguir seus objetivos, sem depender de terceiros e do tamanho dos obstáculos que vai enfrentar. Pessoas que sabem exatamente o que querem são plenamente capazes de se auto-motivar, empreender e desenvolver novas habilidades – competências essenciais de um consultor ambiental de sucesso. Faz sentido?

Então pegue um papel e uma caneta e vamos fazer um exercício rápido para mapear o seu grande porquê.

a)       Tente se lembrar das 5 maiores conquistas, glórias e reconhecimentos que você já teve na sua vida, por mérito seu, e anote cada um no topo de uma coluna (ex: tirei 10 na prova de cálculo, ou organizei uma festa de arromba da faculdade que ficou para a história do campus, publiquei sozinho um artigo numa super revista científica, etc);

b)      Agora tente relacionar entre esses momentos de conquistas, glória e reconhecimento, quais foram as grandes sacadas, atitudes, habilidades e resultados que você desenvolveu e que te permitiram alcançar esses objetivos. Separe suas respostas por linhas – sacadas, atitudes, habilidades e resultados, logo abaixo de cada uma das suas conquistas (ex: sacada: eu acreditar que poderia publicar um artigo numa revista científica de alto nível ao mesmo tempo que ninguém acreditava ser possível nem mesmo minha orientadora; atitude: decidi estudar por conta própria as características dos melhores textos daquela revista, desenvolvendo um método de análise; habilidade: quando entendi que estava preparado eu mesmo decidi escrever e submeter, resultado: o artigo foi aprovado e todos ficaram de boca aberta).

c)       Agora, circule dentre todas as respostas (sacadas, atitudes, habilidades e resultados), as que são comuns entre as colunas e que foram cruciais para o sucesso obtido;

d)      Agora escreva, em outra folha de papel, as 10 coisas que você mais gosta de fazer na vida e que te motivam a se manter conectado com a questão ambiental (pode ser bem específico, e também pode ser relacionado a um hobby) ex: ir para minha chácara aos finais de semana coletar troncos pelo chão e fazer peças de marcenaria para dar de presente às pessoas, ou visitar crianças carentes e dar aula de educação ambiental, ou viajar com os amigos para observar aves, catalogar e divulgar dados das observações; organizar turmas para realizar plantios voluntários; organizar a horta do seu bairro, etc);

e)      Destas, escolha as 2 opções que mais despertam o RECONHECIMENTO de terceiros, pela qualidade do que você faz, pelas suas atitudes, habilidades, pelo seu conhecimento, ou pela transformação que causa nas pessoas, e que tenham potencial comercial;

f)        Destas últimas, escolha a única opção que tem o maior potencial comercial de ajudar o maior número de pessoas possível (impacto e escala);

g)       Faça um mapa-resumo dos resultados.

Agora, é hora de começar a alinhar as coisas – você já sabe quais são as sacadas, atitudes e habilidades que foram cruciais para o seu sucesso passado (resultados); você também já sabe o que ama fazer para se sentir motivado, obter reconhecimento e ajudando, até mesmo comercialmente, o máximo de pessoas possível… Percebe que agora, tendo um mapa sobre como você funciona, fica mais fácil entender que lugar você pode ser mais útil, motivado e feliz, e ainda poder utilizar isso tudo profissionalmente?

O próximo passo

Agora, o seu trabalho vai ser conseguir encaixar esse “perfil” de como você funciona em algum nicho do seu interesse, dentro do mercado de meio ambiente. Qual é a estratégia que você pretende adotar daqui pra frente? Conte para mim nos comentários!