Como construir suas próprias oportunidades na consultoria ambiental

As questões ambientais que o mundo enfrenta hoje faz com que cada vez mais pessoas dispostas a contribuir de alguma forma decidam adquirir uma formação na área ambiental. São tantas as vertentes e linhas de estudo em meio à complexidade de conhecimentos, que acaba sendo comum encontrar pessoas perdidas dentro de suas formações profissionais. Continuar na vida acadêmica, procurar um emprego, prestar um concurso ou abrir um CNPJ para prestar serviços de consultoria ambiental estão entre as principais escolhas profissionais que praticamente todos da área acabarão tendo que fazer uma vez na vida.

O principal objetivo deste post é o de apresentar a consultoria ambiental como uma grandiosa e promissora opção profissional a todos os interessados, não só para você aprender a criar suas próprias oportunidades, mas também para construir uma vida digna e confortável através de sua profissão. É normal que você esteja levantando algumas objeções tais como “mas as oportunidades são muito escassas” ou “não tenho experiência necessária pra começar” ou “não sei vender”, mas a proposta deste texto, como falo acima, é justamente provar o contrário – desmistificando essas objeções para provar que a consultoria é uma excelente opção e que a mudança em direção ao sonho deve partir de você. Então vamos lá:

Objeção 1 – “As oportunidades são escassas”

Em primeiro lugar, você realmente acredita que existam poucas oportunidades de trabalho na área ambiental? Então por favor acompanhe o raciocínio: Se por um lado a nossa sociedade tem conhecimento suficiente para resolver a maior parte dos problemas do mundo (você não acredita que tem algum conhecimento útil para o mundo aí dentro da sua cabeça?), e do outro lado temos um mundo afogado numa crise ambiental que só se agrava (ou seja, temos problemas até demais), você saberia me dizer o que está faltando para unir essas duas pontas, fazendo com que o conhecimento necessário consiga trazer as soluções até os problemas?

Resposta: Falta ATITUDE. É preciso urgentemente parar de se queixar, parar de ficar planejando e começar a fazer.

Objeção 2 – “Não tenho experiência necessária para começar”

Eu não tinha. A maior parte dos grandes empresários de hoje em dia também não tinham. Mas como eles conseguiram a experiênca necessária?

Resposta: Eles construíram sua própria experiência. Eles são sua própria referência. A grande diferença é que eles deram as caras e começaram a fazer. A falta de experiência leva a erros. Os erros levam à experiência. E a experiência leva aos acertos. É assim que a vida funciona. É preciso partir para a ação. Você não deve ter medo dos seus fracassos, justamente porque basta acertar uma única vez para que sua vida dê certo.

Objeção 3 – “Eu não sei vender”

O ser humano, por natureza, é um empreendedor e um vendedor nato. Obviamente, uns são mais bem sucedidos que os outros, mas de certa forma todos nós somos empreendedores e vendedores em nossas vidas. Resolvemos problemas o dia inteiro, todos os dias. Se algum problema acontece em casa, na família, ou no trabalho, e isso nos afeta diretamente, temos que começar a nos mexer para resolvê-lo. Isso é empreender. E nós não teríamos nascido se nossos pais não tivessem se vendido como uma boa opção para nossas mães. Também não teríamos passado no vestibular ou sido aceitos em algum emprego. Também fazemos exercícios de venda o tempo todo. Mas a lição mais importante que quero deixar aqui está ligada à auto-estima e auto-confiança. O que isso tem a ver com vendas?

Resposta: Quando você confia em si mesmo, você se vende melhor. Os melhores vendedores não são aqueles que mais insistem e articulam, mas sim aqueles que mais acreditam no que estão vendendo. Se você realmente acredita que escolheu a profissão certa e que trabalhar na área ambiental é a realização de um sonho, você sem dúvida alguma será um bom vendedor. MAs é preciso partir para a ação e aprender com a experiência (que você mesmo vai criar) o que você sabe e gosta de fazer. Fazer o que gosta, é liberdade. Gostar do que faz, é felicidade. Bons vendedores não tem essas dúvidas – eles sabem e gostam do que fazem, e o trabalho deles os auto-motiva.

Use a força do propósito e aja

Espero que tenha ficado claro que a solução tanto para os seus problemas profissionais, quanto para os problemas do mundo dependem das AÇÕES que você tomar daqui pra frente. Lembre-se que o seu futuro não depende das suas condições, mas sim das suas decisões. É preciso saber o que quer e mergulhar em seu propósito pessoal de fazer o que sabe e o que gosta. Trabalhe esse pensamento em sua mente e tome o poder, de forma consciente, sobre ela. Vença os medos que te emperram e parta para a ação. As oportunidades são inúmeras e nunca foi tão fácil de encontrá-las, principalmente agora com o advento da internet.

No próximo post, eu vou começar a falar sobre as habilidades necessárias para se começar na consultoria ambiental. Aproveite e compartilhe comigo, no espaço para comentários abaixo, se este post foi útil para te orientar na sua decisão de começar na consultoria e como eu posso continuar te ajudando com outras questões e medos para começar na área. Um abraço!