Cadastre-se e receba ATUALIZAÇÕES EXCLUSIVAS sobre o que ESTÁ FUNCIONANDO na consultoria ambiental. 

Consultoria Ambiental: A minha bússola do sucesso

Em 05/03/2019 , Comments

Quer saber o que você precisa para dar os primeiros passos em direção ao sucesso na Consultoria Ambiental? Eu preparei uma sequência de perguntas e respostas e espero poder ajudar você a orientar sua carreira. Quero que isso te ajude como uma bússola. Vamos lá?

1- Por onde devo começar na consultoria ambiental?

Em primeiro lugar, é preciso definir o que você quer fazer e onde quer chegar. Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve. Se você sabe onde quer chegar, por exemplo, daqui 1 ano, desenhe uma linha do tempo com a sequência de passos que você precisa pôr em prática, mês a mês, até atingir seu objetivo. Coloque data para concluir cada passo. Pronto, você tem um plano estratégico com suas metas. Em resumo: divida o impossível em vários passos possíveis.Quando você cumprir cada uma das suas metas (objetivo + data), saberá que deu um passo em direção ao seu sonho. Quer motivação melhor?

2. Como eu faço para saber se o trabalho que posso desempenhar é viável?

Se você conseguir desenhar um trabalho que você ame e saiba executar com seus melhores talentos, e que ao mesmo tempo ajude o máximo de pessoas possível ao ponto de elas até mesmo quererem te pagar mesmo que você dê de graça (tenha escalabilidade e impacto na vida das pessoas), você está no jogo. A maioria das pessoas tem alguma parte da sua vida física, social, financeira, intelectual, mental, espiritual, emocional, conjugal e/ou profissional na UTI. Experimente tirar alguém da UTI, ou alguma empresa da UTI, e veja o que acontece com a sua vida.Você será eternamente lembrado.

3. Mas como eu faço para saber se esse trabalho vai dar certo?

As pessoas de sucesso aprendem fazendo, errando e ajustando. O segredo é começar e manter a consistência (não desistir). Entenda o raciocínio:
- Sem experiência, as pessoas tomam más decisões. 
- Más decisões levam a erros (a maioria para por aqui). 
- Os erros levam à ajustes (boas decisões). 
- Boas decisões levam a acertos. 
- Acertos levam ao aprendizado. 
- Aprendizado = experiência (o resto é conhecimento).
- Com experiência, você se vira.

4. Mas qual o melhor jeito para criar a experiência que tanto preciso?

Para criar experiência, siga o passo-a-passo: 
a) Defina qual é o problema e escreva numa linha de papel. Simples assim. 
b) Defina metas - 3 no máximo, incluindo o passo a passo do quê precisa ser feito e para quando.
c) Defina a periodicidade e os indicadores que você vai usar para analisar se está andando corretamente. Ex: Se nossa meta é plantar 10.000 mudas num mês, dividimos o mês em 4 semanas então presumimos que temos que plantar 2500 mudas por semana. Se na primeira semana plantamos 2.000, na segunda temos que compensar, plantando 3.000, pra bater a meta do mês, e assim por diante. Neste caso estou usando um indicador quantitativo, mas eles também podem ser qualitativos. Crie os seus, eles devem ser simples e poucos. 
d) Agora você deve seguir com a "respiração da experiência": primeiro inspira conhecimento para resolver um problema, depois você expira a prática resolvendo ele. Repetindo o ciclo aprende e resolve... aprende e resolve... aprende e resolve... até atingir sua meta.

E agora, vai continuar aí? Me conte o que achou deste texto!

Um abraço!