Estudante pode trabalhar com consultoria ambiental?

estudante pode trabalhar com consultoria ambiental

No Brasil ainda não temos o costume de valorizar o estudante da área ambiental, mas existem maneiras sim de você já começar a criar sua experiência profissional antes mesmo de se formar.

Resolvi escrever este post porque esta é uma dúvida muito comum entre meus alunos e eu gostaria de te dar uma panorâmica do que aconteceu comigo…

O ESTÁGIO COMO O PRIMEIRO TRAMPOLIM

Eu estava no segundo ano da biologia quando inventei de abrir minha primeira empresa, na área química (olha só). A internet estava nos primórdios, eu estagiava num laboratório de bioquímica e ficava inventando fórmulas nutritivas para cultivo de invertebrados. Aprendi a fazer um site sozinho e coloquei alguns dos meus produtos à venda, que eu mandava fazer em farmácia de manipulação e usava nos meus aquários. Eu não tinha registro de nada, nem patentes, nem nada. Quem assinava era o farmacêutico que preparava as fórmulas. Mandei fazer um lote experimental, com o dinheiro de um carro que vendi, parte eu botei à venda, e parte dei de amostra para 3 grandes lojas de São Paulo para testarem. Todos aprovaram. Meu preço era muito menor do que os produtos gringos, e rapidamente já estavam me ligando até de Portugal.

O negócio deu tão certo que eu precisei tomar uma decisão difícil: tocar a empresa ou me formar. Tive que priorizar a minha formação, por pressão dos meus pais.

Foi frustrante na época, mas hoje vejo que eles estavam certos. Eu, agora formado, posso assinar muitas coisas que se eu não tivesse uma formação eu não poderia… Mas é muito claro pra mim que, mesmo que eu não tivesse uma formação, não significaria que eu não seria capaz de realizar projetos.

NO FUNDO TUDO É EMPREENDEDORISMO

Veja, quando você quer construir uma casa, você contrata um arquiteto, um engenheiro calculista, um empreiteiro pra subir as paredes… e você, sem formação nenhuma em construção, fica no pé até sair do jeito que você quer, correto?

Na consultoria é a mesma coisa. Mesmo não tendo a formação pra assinar, você pode ter a formação pra fechar negócios e administrar – que é onde está o grande valor. As pessoas que assinam, você contrata por uma fração do valor que você fecha os contratos.

Mas não é tudo um mar de rosas. Eu com 12 anos de experiência ainda tomo na cabeça de vez em quando. Mas eu contrato muito mais do que assino.

SOBRE SER ESTUDANTE

Eu acho, por experiência própria, que você deve SIM priorizar a sua formação acadêmica, já que está com meio caminho andado. Ao se formar você vai ter uma reserva de mercado protegida por Lei. E isso você tem que considerar na sua vida.

Ainda, um fato MUITO importante a considerar é que, sem formação acadêmica adequada, você não consegue vender bons projetos. Enfim, existem 2 pesos e 2 medidas, mas saiba que não é condição ter formação para se entrar em campo na gestão. Considere, contudo, começar ao lado de pessoas competentes tecnicamente e responsáveis para tocar um serviço.

UMA FORMAÇÃO PARA A VIDA REAL

O conteúdo dos meus cursos é um conteúdo de vida real, nada de teorias abstratas. É um conteúdo que esclarece protocolos de relacionamento profissional entre pessoas, e que você levará pra vida inteira e poderá aplicar em diversas ocasiões na sua vida, tal como elaborando a estrutura de um projeto de TCC, prestando contas para uma bolsa, ou até mesmo conduzindo a construção da sua casa.

Enfim, você é a única pessoa que pode priorizar a hora de adquirir esse aprendizado na sua vida. O que eu ofereço é o atalho, a ponte entre o saber acadêmico e a prática profissional que eu sempre quis ter pra mim no começo da minha carreira.

Estou aqui para o que precisar. Se quiser saber mais CLIQUE AQUI para ter acesso a uma palestra exclusiva gratuita sobre como viver de consultoria ambiental.

Um abraço para você!